Retrospectiva do cinema em 2015

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O ano de 2016 já começou, mas vamos voltar um pouquinho para falar sobre o ano de 2015 para o cinema, mais uma vez voltaremos nossos olhos para as grandes produções, os blockbusters que chamaram a atenção da mídia, tanto positivamente quanto negativamente, para basear essa lista pegamos a lista de filmes mais esperados do ano que fizemos lá no começo de 2015 e dividimos em duas partes (você pode conferi-las aqui: parte I e parte II). Para classificar os filmes dividi eles em 5 categorias:Filme do Ano, Nostalgia, Surpresas, Deixou a desejar e Decepções, você vai entender a classificação logo.

A produção cinematográfica em 2015 ficará marcada de três maneiras, pelo protagonismo das mulheres, pela nostalgia apresentada em seus roteiros e pelos bilhões arrecadados nas bilheterias, colocando 4 filmes entre os 10 com maior arrecadação da história.

NOSTALGIA

A primeira categoria contempla os filmes que trouxeram em seu roteiro a nostalgia, aquela sensação de você já ter visto em algum lugar e ter o prazer de ver de novo, os 3 filmes dessa categoria arrecadaram muito dinheiro, entrando pra lista de 10 maiores bilheterias de todos os tempos, vamos aos filmes:

velozes e furiosos 7

VELOZES E FURIOSOS 7

Facilmente se encaixaria na categoria Surpresas por ter arrecadado mais de 1,5 bi em todo o mundo, ninguém esperava tanto, nem o estúdio. O filme se encaixa nessa categoria porque além de prestar homenagem ao Paul Walker (que morreu durante o período de gravações do filme) trouxe em seu roteiro uma grande carga de nostalgia, resgatando aquilo que a franquia apresentou de melhor em seus filmes anteriores. Uma curiosidade sobre o filme, a matéria sobre ele foi a mais lida do site no ano de 2015, se você quiser conferir o que a gente achou do filme é só clicar aqui.

Jurassic World Poster novo

JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS

Outro que facilmente entraria na lista de Surpresas pela arrecadação monstruosa e por rapidamente se colocar entre os filmes que mais arrecadaram nas bilheterias, chegando a ocupar a 3ª colocação nas maiores bilheterias de todos os tempos. Porém o que salta aos olhos ao ver o filme é a nostalgia que ele carrega, tanto pelos dinossauros quanto por elementos colocados no roteiro para exatamente provocar essa sensação, a história traz muitos elementos do primeiro filme como as crianças, o T-Rex, um homem e uma mulher como protagonistas. Chris Pratt mais uma vez fez um excelente trabalho se estabelecendo em mais uma franquia de sucesso, e também desse filme saiu um dos momentos mais comentados, o fato da protagonista correr o filme inteiro de salto pelos terrenos mais adversos. Pra ler nossa matéria sobre o filme clique aqui.

Star Wars daisy-ridley-bb8-john-boyega

STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA

O filme mais esperado do ano de 2015, estreou e trouxe um roteiro muito bom, aliando coisas novas e coisas velhas, soube balancear os novos personagens e os antigos, entregando a dose certa de nostalgia. Os efeitos especiais foram um show a parte, enchendo os olhos de quem pode assistir ao filme no cinema, é lindo. O trio de protagonistas se saiu muito bem , ganhando uma adição inesperada e se tornando um quarteto, já que o droide BB-8 rouba a cena no filme e é a melhor coisa desse retorno da franquia. Daisy Ridley e John Boyega adicionam diversidade na franquia para se adaptar aos novos tempos e ensinam uma grande lição a indústria. Se quiser saber mais sobre o que achamos do filme acesse esse link aqui. O filme quase foi o melhor do ano, se não fosse por outra franquia que também retornou e surpreendeu, mas está no top 3 de 2015.

SURPRESAS

Essa categoria mostra algumas surpresas do ano, dois filmes não estavam nem na lista de mais esperados, desses dois um surpreendeu pelo roteiro e atuações e o outro surpreendeu por ser brasileiro. Completam a lista a melhor animação de 2015 e um filme que eu coloquei bem por opinião pessoal, ele me surpreendeu.

 

Kingsman-The-Secret-Service-PROMO-XXLG-26DEZEMBRO2014-00

KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO

Que grata surpresa, mais um dos vários filmes adaptados de HQ’s surpreendeu a crítica, com um roteiro afiado e atuações excelentes. Uma história leve, bem-humorada e ao mesmo tempo recheada de mortes bizarras, o filme trouxe Colin Firth atuando como um espião brilhantemente e teve cenas de luta memoráveis como a da igreja (um plano-sequência) e a da cafeteria. Conhecemos Taron Egerton um jovem ator que se saiu muito bem como pupilo do Colin Firth e ainda tivemos Samuel L. Jackson interpretando um vilão peculiar. Se você ainda não assistiu, corre assistir, vale muito a pena.

que horas ela volta

QUE HORAS ELA VOLTA?

O filme brasileiro surpreendeu ganhando prêmio em grandes festivais internacionais e chegando a ser um dos mais cotados para o Oscar, mas acabou ficando de fora da lista de Melhor filme estrangeiro. Surpreendeu também a atuação da Regina Casé, vencendo uma série de preconceitos do público a apresentadora do popularesco Esquenta! mostrou que seu lado atriz ainda é muito forte, um grupo de pessoas que não gosta da atriz teve que se render ao seu talento. O roteiro do filme mescla a relação patrão-empregado com a ascensão da classe C para nos entregar uma história real, que poderia acontecer com qualquer um de nós, como falei no começo o filme surpreende por ser brasileiro, por lidar com preconceitos e assuntos que estão enraizados na nossa cultura. O grande destaque do ano no cinema nacional.

divertida mente

DIVERTIDA MENTE

Depois de passar anos vivendo apenas de continuações a Pixar voltou com uma ideia original, e surpreendeu ao lidar com sentimentos, o filme mostra as emoções: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho controlando a vida da Riley. A animação é tão bonitinha e traz muitos elementos que emocionam o espectador, ao final traz uma mensagem para reflexão. É o grande cotado para ganhar o Oscar de Melhor Animação.

Maze Runner - Prova de fogo 2

MAZE RUNNER: PROVA DE FOGO

Se tem um roteiro que eu não sei o que esperar é o de Maze Runner, saí com a minha cabeça explodindo do primeiro filme com tanta informação e o segundo também faz isso, bombardeando um monte de informação nova, mas não nos deixa confuso a ponto de não gostar do filme, nos deixa sedentos por respostar, por querer mais. É impressionante o número de plot twist no filme, as viradas no roteiro, parece que o filme não foi dividido em três atos, mas sim em capítulos, e é uma experiência excitante. Pra ver o que a gente achou do filme lê aqui.

DEIXOU A DESEJAR

vingadores-era-de-ultron-cena-neve

VINGADORES: ERA DE ULTRON

Uma franquia começou a dar certo, ligaram outra, e mais outras e agora tudo tem que estar conectado. Isso é legal, cria uma relação entre o estúdio e o público, mas quando essa ligação afeta o roteiro do filme, vemos uma boa história se perder, e isso é o que aconteceu com A Era de Ultron. A história do filme não é ruim, mas como citei no texto sobre o filme, o filme sofreu muitos cortes e muitas informações ficaram perdidas, faltou explicação pra algumas coisas do filme e sobrou cenas de ligação com o que vai acontecer no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme é bom, mas poderia ser mais. Pra ler o que a gente escreveu sobre o filme clique aqui.

Jogos Vorazes final+mockingjay+poster

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL

Aqui talvez eu não demonstre a opinião da maioria, mas tenho que dizer que fiquei bem frustrado com o desfecho da saga, aquela moça que se tornou símbolo de heroína em Hollywood terminar sua história da forma como terminou, é decepcionante, parece apagar tudo o que ela fez antes. Confira o texto sobre o filme.

MENÇÃO HONROSA DA CATEGORIA: CRIMSON PEAK

DECEPÇÕES

2015 também foi um ano de grandes decepções, mas também convenhamos não sei porquê as pessoas esperavam alguma coisa de alguns desses títulos. Vamos aos felizardos que serão citados.

50-Tons-de-Cinza-cartaz-11nov2014-01

50 TONS DE CINZA

As definições de vergonha alheia foram atualizados com sucesso. Na contra mão de tudo que o cinema vem tentando fazer, o filme coloca uma moça no papel de donzela indefesa sendo dominada por um stalker com características doentias, não dá pra defender, nem a excelente trilha sonora salva o filme que se ancora muito nas suas cenas fortes de sexo.

quarteto fantástico poster 2

QUARTETO FANTÁSTICO

Tinha tudo para se tornar um dos grandes filmes de ficção científica, porém era um filme de super-heróis e quando ele parte para a ação decepciona e muito, joga todo o roteiro pelo ralo, com um vilão fraco e mal construído que nada lembra a inspiração dos quadrinhos. É um filme mal cortado, que não queria ser de super-herói mas tinha que ser, passou por muitas alterações e acabou não fazendo muito sentido.

MENÇÃO HONROSA DA CATEGORIA: Exterminador do Futuro: Gênesis, Insurgente, Minions, Cidades de Papel, Cinderela e 007 Contra Spectre.

FILME DO ANO

Rufem os tambores porque finalmente voltamos a falar de coisas boas, e o filme do ano é uma coisa bem difícil de escolher, mas quando se tem uma direção afinada, um roteiro excelente e uma ligação com o mundo real, isso fica bem mais fácil. Então vejam o melhor filme do ano ou melhor TESTEMUNHEM.

madmax mad max hoult mad_max_fury_road_wallpaper_1920x1080_by_sachso74-d8r49tiQUE FILME MARAVILHOSO. O filme prende a atenção desde o início, fazendo você grudar na cadeira com as cenas de perseguição em alta velocidade, o roteiro esconde críticas a sociedade, dá espaço para uma mulher que toma a atenção do protagonista. A fotografia é hipnotizante, é muito bem feita, a palheta de cores cria um ambiente único. Charlize Teron deixa a Impetriz Furiosa para sempre na história como uma das melhores personagens femininas do cinema roubando o lugar de protagonista do Tom Hardy e seu Max. Nicholas Hoult também está ótimo no papel de Nux, um dos kamicrazys que são apresentados no filme. George Miller acertou muito na direção e no roteiro desse retorno da franquia. O filme não foi muito bem nas bilheterias considerando o investimento feito, mas é unanimidade entre a crítica, um dos melhores filmes do ano. Leia tudo que a gente falou sobre o filme aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×